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  • Danusa Moch

Evite ser multitarefa - Gestão de tempo

Você se considera multitarefa?

Você costuma fazer várias coisas ao mesmo tempo?


Algumas pessoas acreditam que ser multitarefa significava produtividade, porém, isso não é verdade. Ser multitarefa além de matar a produtividade causa ansiedade e depressão isso porque trocas rápidas de tarefas aumenta a liberação de cortisol e adrenalina, hormônios ligado ao stress e ansiedade.

Já está comprovado cientificamente que não somos capazes de se concentrar em diversas atividades ao mesmo tempo. As pesquisas mostram que a alteração de tarefas causa uma redução de 40% na produtividade. Se eliminarmos as alternativas em 80% recuperamos 40 horas extras de tempo livre por mês. É muita coisa né?




Alguns motivos para focar em uma atividade por vez


1- Seu cérebro não gosta disso.

Pessoas multitarefas fazem diversas atividades porém de maneira rasa. É como se percorresse diversos quilometros para não chegar a nenhum lugar. Isso acontece porque nossa mente está distraída e é incapaz de processar ou até mesmo reter essa nova informação. Isso acontece por estar distraído ou pensando em muitas coisas ao mesmo tempo.


2- Causa ansiedade

Um estudo, realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Irvine, mostra que como podem gerar danos psicológicos e físicos ser multitarefa.

Eles realizaram um teste que mediu os batimentos cardíacos dos funcionários com e sem acesso ao e-mail do escritório. Aqueles que conseguiram acessar seus e-mails e permaneceram conectados exibiram frequências cardíacas mais altas do que aqueles que não tiveram acesso. Por outro lado, o segundo grupo foi observado e, por fim, executaram seus trabalhos relativamente sem estresse.

Isso acontece pois você visualiza tudo o que está à sua frente e que precisa ser feito, mas a procrastinação, a falta de foco e a caixa de entrada que não esvazia nunca parecem impedir sua lista de tarefas de chegar ao fim e você fica mais e mais ansioso.


3- Baixa autoestima

Fazer várias tarefas ao mesmo tempo aumenta as chances de erro pois a falta de foco característica da pessoa multitarefa. Isso impacta diretamente na sua autoestima, deixando propenso a autocriticas e culpa.


4- Diminui a produtividade

Ficar mudando de atividade muito rápido faz com que você perca a concentração esse nível de esforço ao seu cérebro resulta em perda de foco. Sem foco, você fica mais propenso a procrastinar.


Como cumprir suas funções sem ser multitarefas?


Algumas técnicas que podemos fazer para organizar a nossa rotina e deixar de ser multitarefa e fazer e finalizar tudo com maestria.


1- Organização

A utilização de técnicas de gestão de tempo e gerenciamento de tarefas ajudam a organizar melhor sua rotina diária.


2- Estabeleça prioridades

Coisas importantes tem hora e data para acontecer


3- Estabeleça pausas

Faça algumas pausas durante as suas tarefas, medite ou lembre-se de respirar conscientemente, isso faz com que você reavalie o que está fazendo.


4- Tenha recompensas

Comemore as pequenas conquistar, isso libera dopamina um neurotransmissor do bem estar.


5- Rotinas

Colocar seu telefone fora do campo de visão é uma estratégia eficaz, pois é comum pararmos para ficar verificando notificações.


6- Estabeleça horários

Muitas pessoas, como eu, amam as redes sociais e ficar chegando as notificações a melhor estratégia é definir um horário para fazer isso.




Clique na imagem para acessar o grupo.




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